YOGA

Efeitos do Mindfulnnes (atenção plena) e yoga para estudantes do ensino fundamental e professores : resultados de um estudo randomizado controlado baseado em intervenções na escola





Demandas educacionais e pressão em direção ao desempenho escolar através de testes, avaliações e provas e um calendário apertado, com aumento do tempo dedicado as atividades escolares, amplificaram as demandas psicossociais em crianças e, cada vez mais. Seria ideal que as escolas buscassem programas de aprendizagem social e emocional, para reduzir o estresse neste ambiente assegurando melhor performance acadêmica mas também psicossocial. 

O estresse é um fator importante e potencialmente influenciador na saúde das crianças. Na idade escolar, os alunos relatam ter vários estressores em sua experiência cotidiana, incluindo preocupações com o baixo desempenho acadêmico, exclusão de colegas e pressão social, sendo um agravante a atividades de aprendizagem social e emocional intimidadas ou provocadas além de tarefas de casa e gerenciamento de tempo.  O estresse causado por esses eventos cotidianos pode ter um impacto na saúde das crianças que perdura no futuro e pode levar à ansiedade e a outros problemas de saúde física e mental. Equipar as crianças com estratégias de enfrentamento pode permitir que elas lidem melhor com esses estressores e evitem impacto na saúde futura.

Mais de duas décadas de evidência apóiam a aplicação de práticas de yoga e mindfulness para melhorar a saúde mental e o bem-estar, particularmente para o estresse.
Várias revisões sistemáticas fornecem evidências de que a ioga é eficaz na redução da ansiedade e melhora do humor e do bem-estar.em adultos. Duas revisões analisando a eficácia das intervenções de yoga sobre o controle do estresse em adultos encontraram mudanças positivas nos resultados psicológicos relacionados ao estresse, mas citaram limitações, incluindo desenhos não randomizados, amostras pequenas e intervenções não padronizadas de ioga.

Resultados encorajadores também foram encontrados em duas revisões utilizando a ioga como um meio de abordar transtornos de ansiedade em adultos, mas essas identificaram limitações semelhantes e a limitação adicional de resultados heterogêneos dentro de estudos individuais.

Intervenções baseadas em yoga sugerem que o efeito positivo sobre os transtornos depressivos é importante, embora esses resultados tenham sido sujeitos a limitações semelhantes às da ansiedade e do estresse, além da possível falta de viabilidade de intervenções de yoga para adultos com mobilidade limitada ou prejudicada.

Programas de ioga e mindfulness (atenção plena) baseados na escola se difundiram na última década nos EUA e na Europa e são uma abordagem promissora para melhorar a saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes. Demonstrou-se que os currículos de mindfulness relativamente curtos (programas de 8 semanas de intervenções diárias após treinamento) melhoraram as avaliações de professores, além do comportamento em sala de aula de alunos, uma revisão sistemática e meta-análise de mindfulness baseado em escolas em diferentes contextos identificaram recentemente fortes resultados na melhoria do desempenho cognitivo e resiliência ao estresse entre as crianças participantes.

Um recente pequeno estudo randomizado controlado de atenção na escola entre jovens urbanos de quarta e quinta séries relatou que a intervenção foi atraente para estudantes, professores e administradores escolares e que teve um impacto positivo nas respostas problemáticas ao estresse, incluindo incluindo ruminação, pensamentos intrusivos e excitação emocional.

Além disso, a pesquisa qualitativa também identificou os benefícios percebidos para a atenção e planejamento em tarefas de funcionamento executivo, incluindo também aumento da autorregulação, a autoestima, o condicionamento físico, o desempenho acadêmico e a redução do estresse.

Um estudo recente sobre a mudança nos níveis de estresse entre alunos de segunda e terceira séries (medido pelo cortisol salivar) encontrou mudanças mensuráveis ​​após um programa curto de yoga e atenção plena. Os autores do estudo relataram os efeitos de um programa de 10 semanas baseado em intervenções em sala de aula. 

Os estudantes do segundo ano, mas não do terceiro ano, exibiram uma diminuição no nível de cortisol antes e depois da intervenção, enquanto ambos os grupos de estudantes mostraram reduções significativas no nível de cortisol de antes para depois da realização de uma tarefa cognitiva. Além disso, os professores perceberam algumas melhorias no comportamento dos alunos.

As parcerias da comunidade com organizações locais que prestam serviços aos estudantes são uma maneira de as escolas ampliarem sua capacidade de fornecer atividades relacionadas ao equilíbrio emocional dos alunos, e podem diminuir a carga de professores e funcionários para fornecer atividades de aprendizado adicionais fora do currículo exigido. Essas parcerias têm sido utilizados para reduzir comportamentos problemáticos e promover a saúde mental e o desempenho acadêmico.

O objetivo do programa avaliado no presente estudo foi melhorar o bem-estar de alunos, professores e funcionários, associando uma escola primária com uma empresa social local para incorporar a programação dual yoga e mindfulness conjuntamente com a escola local, com um foco específico em estudantes que podem estar sofrendo de estresse. O mindfulness e o yoga foram adicionados à programação existente com base na empatia da escola para fornecer uma intervenção direcionada adicional para os alunos identificados como necessitados de apoio suplementar. O estudo também procurou fornecer ferramentas para os professores usarem para todos os alunos em suas salas de aula de maneira contínua. Este estudo teve como objetivo avaliar se a atenção plena e o ensino de yoga melhoraram a qualidade de vida em relação aos cuidados usuais que a escola proporcionou entre os alunos identificados como tendo sintomas de ansiedade.

Os dados apresentados indicam que os alunos se beneficiaram dessa intervenção relativamente curta, e que professores e funcionários tiveram um obtiveram um benefício percebido. 

Os estudantes que receberam a intervenção demonstraram melhora significativamente maior na qualidade de vida psicossocial e emocional em comparação com seus pares que receberam tratamento padrão. Os professores relataram muitos benefícios potenciais do uso de yoga na sala de aula e também relataram o uso de yoga na sala de aula mais dias a cada semana e mais vezes a cada dia após a intervenção do aluno.

As pontuações psicossociais e emocionais dos alunos aumentaram como resultado da participação em atividades de mindfulness e yoga de pequenos grupos na escola, e estudos anteriores não usaram as medidas específicas aplicadas neste estudo. Essas descobertas são importantes porque fornecem aos educadores um conjunto de ferramentas que podem beneficiar os estudantes que lidam com questões emocionais ou psicossociais. Os benefícios destacados neste estudo dão suporte aos resultados de estudos anteriores, nos quais os currículos de mindfulness e yoga diminuíram as respostas emocionais negativas e estresse e melhora da autoestima em estudantes, beneficiados que sofrem de ansiedade e depressão. A melhora na qualidade de vida psicossocial e emocional pode refletir reduções similares em ansiedade e estresse entre os alunos do terceiro ano incluídos neste estudo.

Um estudo recente explorou as percepções das crianças sobre o estresse e o impacto de uma intervenção de yoga na diminuição desse estresse. Os pesquisadores empregaram métodos qualitativos para entender as experiências de estudantes urbanos que participaram do programa de 16 semanas, que incluiu yoga e mindfulness. Os alunos identificaram mudanças em torno de domínios de raiva, comportamento agressivo e estressores interpessoais.

 Um estudo complementar conduzido pelos mesmos autores explorou as experiências dos professores, juntamente com os dados qualitativos coletados dos participantes do quinto e sexto anos do programa. Alunos e professores relataram expectativas realistas e positivas relacionadas ao programa.

O presente estudo utilizou aulas de ioga em pequenos grupos que foram adaptadas às necessidades individuais dos alunos e a sua faixa etária e ambiente únicos. Hagen e Nayar apresentaram uma compilação recente do impacto da ioga no bem-estar mental das crianças e observam que a instrução de yoga deve ser adaptada ao público, multidisciplinar e baseada nas necessidades das crianças, mantendo um tom lúdico.
Apesar do estudo apresentar algumas limitações (tamanho da amostra tenha sido limitado, com apenas 20 indivíduos no grupo de intervenção), foram identificadas diferenças significativas entre os grupos de intervenção e de comparação. Este estudo demonstrou que uma intervenção baseada em yoga em um ambiente educacional pode melhorar o bem-estar emocional e psicossocial entre os estudantes da terceira série que apresentam resultados positivos para os sintomas de ansiedade. Os currículos de ioga e mindfulness podem proporcionar às crianças em risco de ansiedade uma habilidade que lhes permite melhorar sua qualidade de vida psicossocial e emocional. Essas habilidades de enfrentamento, quando fornecidas no ambiente escolar, podem ajudar os alunos a alcançar uma ótima saúde física e mental.

Desta forma, se conclui que a intervenção foi associada a uma melhora significativa na qualidade de vida emocional e psicossocial no grupo de intervenção, quando comparado ao grupo controle, sugerindo que as intervenções de yoga / mindfulness podem melhorar os sintomas de ansiedade entre os estudantes. As atividades de ioga / mindfulness podem facilitar o gerenciamento do estresse entre alunos do ensino fundamental e podem ser adicionadas como um complemento às atividades de aprendizagem social e emocional.

Novos estudos devem ser desenhados com metodologias mais consistentes e professores bem treinados para conduzir práticas para objetivos específicos das demandas em sala de aula vivenciadas pelos alunos baseados na idade e período letivo.


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